segunda-feira, 29 de março de 2010

Cu Não Tem Acento

Não estranhe o título, caro leitor, pois a intenção é realmente chamar a atenção.

O que para muitos é um palavrão, para mim é apenas um "case" (perdoe-me o estrangeirismo) da língua portuguesa.

Na verdade o que eu quero propor é uma reflexão à respeito do nosso idioma e de como ele é maltratado dioturnamente em textos escritos e nas conversas informais.

Nós brasileiros temos um vício horrível que é deformar as palavras na pronúncia, o que acaba sendo refletido também na escrita.

Eu já perdi a conta dos inúmeros erros de grafia, concordância e nexo nos e-mails que recebo e nos textos que encontro tanto na mídia impressa quanto digital.

Obviamente eu dispenso praxedismos e não sou nenhum "expert" em letras, mas procuro na medida do possível falar e escrever corretamente, mesmo nos textos mais informais, sejam eles conversas do Skype, e-mails e postagens do blog.

Os erros que vocês venham a encontrar, ou estarão destacados para mostrar que foi proposital, ou serão simples inversão de letras por conta da digitação.

Tenho um sério problema com vírgulas, pois às vezes utilizo-as em excesso, mas fica nisto.

O pior é que a grande maioria dos meus amigos são graduados ou no mínimo têm segundo grau completo.

Na faculdade eu conheci muitas pessoas que não tinham a menor condição de redigir um texto com coerência e coordenação. Isto parece-me incrível, uma vez que eu cursei uma faculdade pública em que a relação candidato/vaga era 17 pra 1.

Porque somos tão relaxados em relação à nossa língua ?

Seria muito mais fácil falar corretamente, dispensando prolixidades, mas principalmente abrindo mão de plebeísmos.

Sinceramente, cada vez que um amigo meu como o gordinho me manda um e-mail recheado de erros de português, eu tenho vontade de espancá-lo com um dicionário de gramática.

As músicas então são um capítulo à parte. Não bastasse os assassinatos cometidos pelos cantores sertanejos, agora este lixo erroneamente chamado de "funk" desferiu o golpe de misericórdia.

Infelizmente faltam compositores com a capacidade de um Chico Buarque em fazer uma rima baseada em proparoxítonas. A grande maioria deles sequer sabe o que isto significa.

Acho que falar  e escrever errado deveria ser crime, à não ser por reconhecida "licença poética".
Os condenados deveriam ser obrigados à ler romances brasileiros e luso-brasileiros, fazendo ao final da pena uma prova sobre eles.
Aqueles que reprovassem teriam a pena dobrada, sem salvo-conduto, sem hábeas-corpus, sem recurso.

Chega de ignorância !
Chega de vestibulares com perguntas alternativas.
Abaixo os garranchos e as frases ininteligíveis!
Tenho dito!

7 comentários:

  1. Se já acabaram com os acentos do seu c* o problema é todo seu, mas concordo com você sobre o português, principalmente na internet.
    Conversa de MSN é pra quem é fera mesmo, terrível decifrar o que muitos escrevem.
    Mas por outro lado... se o Lula já ferrou a língua portuguesa, que se foda o reto...

    ResponderExcluir
  2. HAHAHA ... não sei se foi proposital ou não, mas "SE FODA O RETO" foi foda ...

    ResponderExcluir
  3. também percebi esse "se foda o reto" muito foda pohha

    ResponderExcluir
  4. PUTAKIPARIU SEUS OTARIOS PAREM DE POR ACENTO NO CUS DE VOCÊS SEUS MERDA. É CU E NÃO CÚ FDP

    ResponderExcluir
  5. que besteira.. que trocadilhos de criança
    não tem acento. pronto

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente,e não vejo motivos para tantos palavrões.

    ResponderExcluir