sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Quanto pior, melhor

É incrível analisar como o povo, de uma forma geral, é inculto e facilmente manipulável.
A ignorância das pessoas era justificada, até bem pouco tempo, pela dificuldade de acesso à informação, à cultura e à educação. No entanto hoje, em um estado como o nosso, essa velha desculpa esfarrapada já não funciona mais.
Todos têm acesso á informação, cultura, educação e lazer. Se não da forma como gostariam, pelo menos com boas oportunidades.
Porém o que se vê é a perpetuação da ignorância, que em alguns casos beira a burrice.
Existe muita gente fazendo música de qualidade, mas mesmo assim a banda Djavu bomba nas rádios.
A internet possibilita o acesso à sites como Wikipédia, Como tudo funciona, dicionários, notícias e várias outras fontes confiáveis de informação, mas ainda assim a grande maioria das pessoas continuam acessando sites pornôs, fofocas das novelas e sites como este de que vou falar.
Sinceramente não tenho nada contra a empresa Process ou qualquer pessoa de lá. Pelo contrário, conheço o proprietário da empresa a mais de 16 anos e devo a ele minha primeira oportunidade na área, quando este era presidente da associação comercial da cidade.
No entanto é impossível entender como uma empresa pode querer ter sua imagem ligada à um "portal" como o da Process.
Os textos dos principais colaboradores são recheados de erros de português gritantes, bairrismo, politicagem e até uma certa dose de preconceito, fantasiado sob uma pecha de sarcasmo.
Incrível que este site tenha oito mil acessos diários, talvez mais por incompetência do site Saiba Já que por méritos próprios.

Observem esta imagem abaixo, de uma das matérias publicadas no portal.















Neste pequeno exemplo você vê claramente que a matéria não passa de propaganda de um determinado estabelecimento e, pior, com um trocadilho no mínimo infame no título da mesma.

Assim também são várias outras matérias que enfocam principalmente ocorrências policiais (as mais visitadas). Normalmente os títulos são cheios de segundas intenções ou dão a impressão de terem sido fatos ocorridos na cidade, quando na verdade são matérias "chupadas" de outros sites de notícias.

Alguns utilizam-se do espaço para atacar a administração pública de forma gratuíta, enquanto outros exercitam sua incrível capacidade de serem fúteis, com matérias impossíveis de se digerir.

A mais recente novidade, um espaço denominado "Boca no Trombone" é uma verdadeira aberração. O espaço, uma grande idéia diga-se de passagem, não tem qualquer tipo de supervisão ou redação. Alguns textos são simplesmente incompreensíveis e, a grande maioria, serve apenas como espaço para ataques e ofensas gratuítas contra pessoas e instituições, mascarados sob o véu do anonimato.

A imprensa livre é um direito do cidadão, porém liberdade implica em responsabilidades e não se pode permitir que a internet seja terra de ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário